Carnaval

Jurados formados pela Cia de Dança de Daniel Amaro atuam na região

Comissão julgadora organizada a partir de Pelotas trabalha neste final de semana em Arroio Grande e Jaguarão

Foto: Divulgação - DP - Companhia do coreógrafo tem promovido a qualificação de quem atua como juri da festa popular

A coordenação de Carnaval e Festas Populares da Cia. de Dança Afro Daniel Amaro, que conta com um banco de mais de 30 jurados, retoma atividades neste final de semana. Desta vez a equipe estará responsável pelo julgamento dos desfiles das escolas de samba em Arroio Grande e das escolas de samba e dos famosos blocos do carnaval de Jaguarão, na fronteira com o Uruguai, onde são aguardados milhares de foliões.

Em Arroio Grande, de sábado a terça-feira, nada menos que 18 jurados habilitados pela Companhia irão avaliar a performance das quatro escolas da cidade. Cada uma das agremiações (Acadêmicos do Grande Arroio, Samba no Pé, Unidos de São Gabriel e Unidos do Promorar) vai desfilar duas vezes diante de um corpo de jurados diferente. Dois avaliadores irão apreciar os quesitos comissão de frente, carro abre-alas, alegorias e adereços, mestre-sala e porta-bandeira, tema-enredo, harmonia, evolução, bateria e samba-enredo.

Já em Jaguarão, a Cia de Dança Afro Daniel Amaro estará presente com um grupo de dez pessoas para julgar, de domingo a terça-feira, o desfile das escolas de samba Estrela Dalva, Aguenta se Puder e Palestina. Elas serão avaliadas nos quesitos bateria, alegorias e adereços, mestre-sala e porta-bandeira, evolução, fantasia, carro abre-alas, comissão de frente, tema-enredo, harmonia esamba-enredo. Na segunda-feira, a Companhia julga o desfile dos blocos nos quesitos harmonia, alegorias e adereços, porta-estandarte, animação e empolgação, samba-enredo e bateria. Caberá também ao corpo de jurados eleger o melhor camarote (quesitos decoração e originalidade).

Para a secretária de Cultura de Arroio Grande, Anelize Carriconde, contar com a coordenação de Carnaval da Cia. de Dança Afro Daniel Amaro é motivo de alívio. “Desde que a Liga das Escolas de Samba definiu a Companhia para escolha e coordenação do corpo de jurados, ganhamos um upgrade”, elogia. “O diálogo, os encontros prévios, a preocupação em entender a dinâmica do carnaval local são fatores preponderantes, para a direção das escolas é a certeza de que as notas serão justas e para o gestor público é garantia de serviço prestado com eficácia”, diz a secretária.

O presidente da Liga de Carnavalesco de Arroio Grande, João Victor Larrosa, destaca o cuidado com que o corpo de jurado da Cia. vê o Carnaval de Arroio Grande, sempre respeitando as peculiaridade desta festa na cidade, e com isso acrescenta na qualidade dos desfiles e nos critérios de avaliação do mesmo, sempre com muito dialogo com as agremiações.

Preparação

Na semana passada a Cia. promoveu reunião com os 30 jurados envolvidos no Carnaval dos dois municípios para disponibilizar material sobre concessões de notas e para expor a realidade em cada uma das cidades. De acordo com a coordenadora de Carnaval e Festas Populares da Companhia, Fabiana dos Santos, é necessário estar atento a esta questão. Ela explica: “Não se julga o Carnaval de Jaguarão com os olhos do carnaval de Arroio Grande, assim como não se julga o Carnaval de Arroio Grande com os olhos do Carnaval do Rio de Janeiro ou de Porto Alegre”.

A Companhia desenvolve este trabalho desde 2006, a ideia surgiu quando o coreógrafo Daniel Amaro percebeu que existia uma deficiência de profissionais para este trabalho de julgamento. De acordo com Amaro, a composição do júri é formada em sua maioria por mulheres e pessoas negras, de Pelotas e outras cidades da Zona Sul, de Porto Alegre e até de fora do Estado.

“Isso é um privilégio para a Companhia, são as pessoas que fazem o Carnaval acontecer, e essas pessoas precisam estar na ponta, na comissão julgadora dos desfiles.” Todos os anos os jurados passam por formação presencial, que ocorreu no mês passado.

Padrão elevado

Em Jaguarão, a parceria duradoura com a Liga das Entidades Carnavalescas demonstra a relação de confiança entre as partes. Em nota, a entidade diz que “a competência da Cia de Dança Afro Daniel Amaro como julgadores do Carnaval de Jaguarão é constante fonte de apreciação. Sempre desempenhando seu papel com responsabilidade e lisura, os membros da companhia elevam o padrão do julgamento dos jurados a cada edição do evento.”

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Blocos de rua abrem o Carnaval de Pelotas Anterior

Blocos de rua abrem o Carnaval de Pelotas

Rainha pelotense reina também em Porto Alegre Próximo

Rainha pelotense reina também em Porto Alegre

Deixe seu comentário